Kleber Lucas foi uma das personalidades brasileiras que recebeu, na última terça-feira (20/5), a Ordem do Mérito Cultural (OMC), a maior honraria pública do setor cultural brasileiro. O artista e pastor evangélico recebeu o título de comendador, em cerimônia realizada no Rio de Janeiro, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Cultura Margareth Menezes.
O que é a OMC e quem ganha o título de comendador
- A Ordem do Mérito Cultural é uma honraria oficial do governo brasileiro que reconhece personalidades e instituições do setor cultural.
- Neste ano, foram condecoradas 111 pessoas e 14 instituições.
- O título de comendador é dado à personalidades que se destacaram por serviços prestados à cultura, sociedade ou Justiça, ou por merecimento individual.
- Além do título de comendador, os homenageados também podem ganhar os títulos de Grã-Cruz, para as maiores distinções; e Cavaleiro, para contribuições relevantes em suas áreas de atuação.
- Essa é a primeira vez que a OMC é entregue desde 2019.
Quem é Kleber Lucas
Além de pastor evangélico, Kleber Lucas é cantor e compositor. Ele conta com mestrado e é doutorando em história pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele também atua no diálogo inter-religioso e na luta contra o racismo.
Em 2022, o artista lançou a regravação da música Deus Cuida de Mim, uma parceria com Caetano Veloso. Na época, ele disse em entrevista que se aproximou do irmão de Maria Bethânia por causa do atual presidente do Brasil.
“Eu e o Caetano nos aproximamos durante a campanha do presidente Lula. Nos aconchegamos de forma muito leve. Certo dia estávamos na casa dele, quando peguei o violão durante uma madrugada e comecei a tocar Deus cuida de mim. Ele ficou curioso e começou a aprender a tocá-la e a cantá-la. Foi algo muito lindo”, disse à Veja.