Morreu aos 70 anos o baterista Clem Burke, da banda Blondie, um dos grupos pioneiros do gênero new wave. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (7/4) por meio de uma nota publicada nas redes sociais da própria banda.
Conforme o comunicado, Burke morreu em decorrência de um câncer. “É com profunda tristeza que transmitimos a notícia da morte do nosso querido amigo e companheiro da banda Clem Burke depois de uma batalha particular contra o câncer”, diz o texto.
A blondie foi formada em Nova York na década de 1970 pela vocalista Debbie Harry e o guitarrista Chris Stein. O grupo fez grande sucesso no início de 1980, sendo uma das bandas pioneiras dos gêneros new wave e punk rock.
Na nota, Debbie e Chris enalteceram o talento e trajetória de Burke. “Clem não era apenas um baterista; ele era o coração do Blondie. Seu talento, energia e paixão pela música eram inigualáveis, e suas contribuições para nosso som e sucesso são imensuráveis. Seu espírito vibrante, entusiasmo contagiante e ética de trabalho sólida como uma rocha tocaram todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo”, escreveram.
Durante a carreira musical, o baterista colaborou com grandes bandas e nomes da música, incluindo Ramones, Bob Dylan, Bob Geldof, Iggy Pop, Joan Jett, Nancy Sinatra, Chequered Past, The Fleshtones, The Romantics, Dramarama, The Adult Next, Empty Heart e a icônica The Go-Go’s.
“A influência de Clem ia além da Blondie”, ressalta os companheiros de banda, que na sequência lamentaram a morte do artista. “Nós estendemos nossas condolências para a família de Clem, amigos e fãs ao redor do mundo.”