sábado, setembro 27, 2025
Últimas NotíciasEmpreendedorismo em alta: avanço de 23% desafia cenário de risco e exige...

Empreendedorismo em alta: avanço de 23% desafia cenário de risco e exige preparo

O Brasil encerrou o primeiro semestre de 2025 com um saldo positivo no empreendedorismo:

Foram abertos 2,6 milhões de novos pequenos negócios, segundo levantamento divulgado pelo Sebrae em julho. O número representa um crescimento de 23% em relação ao mesmo período do ano passado, quando cerca de 2,2 milhões de empreendimentos desse porte foram criados.

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) seguem puxando essa expansão, respondendo por 77,3% das novas empresas abertas no período — um avanço de 24,5% na comparação anual. Já as Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs) representaram, respectivamente, 18,6% e 4,1% do total, com crescimento conjunto de 17% frente ao primeiro semestre de 2024.

Apesar do cenário promissor, os desafios ainda são grandes: cerca de 60% das empresas fecham as portas antes de completar cinco anos de atividade.

Para o diretor comercial Ricardo Cattani, que também atua como head de expansão da Shark Tank da empreendedora serial e palestrante Cris Arcangeli, o segredo não está apenas em dominar a parte técnica do trabalho. “O principal fator que leva um negócio a não dar certo é o que eu chamo de ‘confiança técnica’. Muitas pessoas decidem empreender porque dominam um ofício — como o padeiro que, após 20 anos de experiência, decide abrir sua própria padaria. Mas apenas saber fazer pães não garante o sucesso do negócio”, alerta.

Ricardo Cattani

Cattani reforça que o êxito empresarial exige preparo em diversas frentes: vendas, gestão, finanças e estudo de mercado. Segundo ele, o empreendedor deve se perguntar se o modelo de negócio é escalável, se pode ser comercializado pela internet, qual é a logística necessária, se o preço é competitivo, qual é o grau de concorrência e até a velocidade de recompra. “Construir um negócio de sucesso significa entender que o mercado é feito por pessoas. Por isso, é essencial conhecer o perfil dos clientes em potencial. O empreendedor impulsiona o crescimento econômico, gera emprego e renda e cria soluções que abrem novas oportunidades. A jornada não é fácil, mas quando se alia produto, estratégia e conhecimento, as chances de prosperar aumentam significativamente”, finaliza.

Confira os setores da  Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAEs) com maior número de registros em junho de 2025:

MEIs  – Transporte rodoviário de carga: 20.645 registros (7,1%); Atividades de malote e de entrega: 20.527 registros (7,1%); e Atividades de publicidade: 17.866 registros (6,1%).

MPEs – Atividades de atenção ambulatorial executadas por médicos e odontólogos: 5.649 registros (6,5%); Serviços combinados de escritório e apoio administrativo: 4.344 registros (5%) ;Atividades de profissionais de saúde, exceto médicos e odontólogos: 4.158 registros (4,8%).

Foto: Divulgação

Mais que conhecimento técnico, empreender exige preparo

Leia mais...