terça-feira, abril 29, 2025
NotíciasApós demissão e recontratação, Aguinaldo Silva vira salvador da Pátria na Globo

Após demissão e recontratação, Aguinaldo Silva vira salvador da Pátria na Globo

Coluna comenta os motivos que fizeram a emissora adiantar a novela das 21h do autor

A Globo confirmou que a novela de Aguinaldo Silva, com título provisório de ‘Três Graças’, entrará no ar após o remake de ‘Vale Tudo’, provavelmene no final de outubro. Antes, a vaga pertencia à futura trama de Gloria Perez, agora remanejada para 2026. 

Demitido de maneira deselegante, por telefone, em janeiro de 2020, após 40 anos na emissora, Silva foi recontratado em setembro do ano passado. Voltou para ajudar o canal a recuperar a audiência de sua principal faixa de teledramaturgia. 

Hoje, a Globo não consegue chegar aos 25 pontos no Ibope com ‘Mania de Você’, de João Emanuel Carneiro. Consagrado com tramas populares e cheias de bom humor (a exemplo de ‘Roque Santeiro’, ‘Tieta’ e ‘Senhora do Destino’), o veterano novelista terá a missão de recuperar o prestígio da TV entre os telespectadores. 

Ele já cumpriu essa missão algumas vezes. Uma delas foi em 2014, quando sua ‘Império’ elevou os índices após a rejeitada ‘Em Família’, de Manoel Carlos. E a reprise durante a pandemia, em 2021, registrou audiência maior que a das últimas quatro produções inéditas das 9 da noite (‘Mania de Você’, ‘Renascer’, ‘Terra e Paixão’ e ‘Travessia’).




Aguinaldo Silva deu a volta por cima: Globo conta com o talento do autor para recuperar a audiência da faixa das 21h

Aguinaldo Silva deu a volta por cima: Globo conta com o talento do autor para recuperar a audiência da faixa das 21h

Foto: Reprodução

Por que a Globo passou Aguinaldo Silva na frente? 

A coluna apurou que a história de ‘Três Graças’ foi considerada mais popular que a da sinopse de Gloria Perez. O autor, que mora em Lisboa, já tem vários capítulos escritos. Contou no X que está escrevendo 180 páginas por semana. 

Apesar de a Globo apostar alto na nova versão de ‘Vale Tudo’, sempre existe o risco de não agradar ao público. Nas redes sociais, há forte desconfiança a respeito da atualização do roteiro, sob os cuidados de Manuela Dias. 

Uma descaracterização do folhetim clássico (escrito por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères em 1988) pode gerar repúdio do público e esticar a crise de audiência da Globo. 

‘Três Graças’, uma saga de mães solo, teria mais apelo emocional para recuperar a atenção dos noveleiros no caso do fracasso de ‘Vale Tudo’, ou alongar os índices positivos que o remake possa conseguir. 



Source link

Leia mais...