terça-feira, dezembro 16, 2025
Estilo de VidaAnda treinando muito? Veja os riscos do overtraining

Anda treinando muito? Veja os riscos do overtraining

Há quem consiga engrenar na rotina de exercícios físicos no período do projeto verão. A diferença é que muitos tentam compensar os exageros das férias e sendo assim este período liga o alerta para o risco do overtraining.

Entenda o risco do overtraining

O ortopedista e traumatologista do esporte Dr. Bruno Canizares disse, que o overtraining é aliado a uma alimentação desequilibrada e rotina desgastante, o que é capaz de gerar sintomas físicos, emocionais e até mentais.

“O corpo gasta toda a sua reserva de energia para cumprir uma rotina exaustiva de esforço, mas não tem tempo suficiente para recuperar essa energia porque já precisa se desgastar novamente. É como se você usasse um carro que não vai ao mecânico para trocar ou repor o óleo do motor. Ele vai continuar funcionando por um tempo, porém depois vai começar a dar problemas até que não consiga mais sair do lugar”, comparou.

Entre os sintomas estão a fadiga constante, queda no desempenho, dores musculares persistentes, queda na imunidade com vulnerabilidade para infecções e lesões, irritabilidade, insônia e até sintomas mentais, como depressão.

“Além dos treinos longos, uma alimentação inadequada e o estresse acumulado do dia a dia são fatores que aumentam ainda mais as chances de o paciente ter um overtraining. Sem uma alimentação rica em nutrientes e com as calorias necessárias, o organismo não é capaz de realizar diversas funções celulares essenciais. Tudo isso, somado às altas taxas do hormônio do estresse, deixa o paciente debilitado”, concluiu.

Recado final

Outras recomendações são noites de sono saudáveis, acompanhamento nutricional e reposição de vitaminas e minerais. Após a liberação médica, o paciente pode voltar aos treinos desde que tenha o acompanhamento profissional de um educador físico.

Fonte: SportLife

Leia mais...