Além de agora dar nome ao principal circuito do Carnaval de rua do Rio por onde desfilam os megablocos, Preta Gil também ganhará uma música em sua homenagem durante a folia de 2026. Com exclusividade ao POPline, Aretuza Lovi e Gominho anunciam a parceria “3 Nós”, single inspirado na forte amizade e conexão de ambos com a artista, que faleceu em julho do ano passado após longa batalha contra um câncer de intestino. “Com a Preta, eu aprendi o poder da amizade, o quanto é transformador”, declarou Aretuza.
LEIA MAIS:
Foto: Beto Cardoso
Inspirada na afetividade dos artistas com Preta Gil, a música integra o projeto “CarnArê 2026”, que celebra a felicidade e a potência dos encontros e reverencia a história do Bloco da Preta, um dos mais emblemáticos do Carnaval de rua do Rio.
Na contramão do que tradicionalmente se espera para o período carnavalesco, Aretuza aposta em uma narrativa mais íntima e reflexiva, diferente de seus trabalhos anteriores. Segundo a artista, a música surge em um momento de maturidade pessoal e emocional.
“Todo mundo espera que, às vésperas do Carnaval, a gente lance uma música para pista, para dançar. No entanto, prestes a fazer 36 anos, refletindo sobre tantas coisas da minha vida, vejo que é legal lançar músicas, mas, neste momento, eu estou com uma calmaria no meu coração e pensando muito mais antes de fazer as coisas”, contou a drag queen, que faz da homenagem à Preta o mote principal de seu Carnaval esse ano.
Inspirada no simbolismo da fita do Senhor do Bonfim, um amuleto tradicional da Bahia, a canção representa laços que não se desfazem e reflete a amizade dos artistas com Preta, que é a referência central na construção de todo esse projeto.
“Com a Preta, eu aprendi o poder da amizade, o quanto é transformador. Esses são laços que atravessam a vida. Muitas vezes, quem a gente espera que esteja ao nosso lado não está, mas os amigos não deixam o barco naufragar. Então, a Preta me ensinou o verdadeiro sentido da amizade”, disse Aretuza.
Para Gominho, que esteve ao lado de Preta até seus últimos momentos de vida, essa relação, o carinho e o vínculo que possuem tornou a parceria muito natural. “Fazer uma música com a Aretuza é muito especial pra mim, porque a gente já se conhece há muito tempo. Para além de tudo o que a gente viveu com a Preta, eu acompanho o trabalho dela há anos. Eu sou novo na música e gosto de fazer arte com pessoas em quem eu confio. A Are é muito próxima. Quando ela me chamou, eu entendi que fazia sentido estar nesse projeto”, contou.
Para a drag queen, a faixa também representa um gesto de afeto e acolhimento. “’3 Nós’ é um bálsamo para minha alma, minha vida e para esse momento. É para acalmar um pouco o coração, trazer esse quentinho de tudo que vem pela frente. Acredito que esse bálsamo é de limpeza, trazendo amor, felicidade, aconchego, celebrando as pessoas, as
parcerias que entraram na minha vida e que nunca me deixaram”, declarou ela.
Fonte: POPline

