Ômega-3 é a bola da vez quando o assunto é alimentação saudável, ou seja, detém ação anti-inflamatória. Nesse sentido, o estudo disponível no International Society of SportsNutrition detectou o potencial do ômega-3 na performance esportiva.
Saiba o potencial do ômega-3 no esporte
Esse trabalho pontuou que o ômega-3 pode melhorar a resistência, força, recuperação e saúde cerebral em atletas. Foi demonstrado que o consumo de ácidos graxos ômega-3 melhoram a capacidade de resistência e a função cardiovascular durante exercícios aeróbicos.
Outro ponto é que a suplementação de ácidos graxos ômega-3 em combinação com treinamento de resistência pode melhorar a força de maneira dependente da dose e da duração.
Na sequência, existe a afirmação de que a ingestão profilática de ácidos graxos oferecem benefícios neuroprotetores em atletas expostos a repetidos impactos na cabeça. Assim, os ácidos graxos ômega-3 estão associados à melhoria da qualidade do sono.
O outro lado
Os ácidos graxos ômega-3 são classificados como prebióticos. No entanto, atualmente faltam estudos sobre o microbioma intestinal e a saúde intestinal em atletas. Por ora, a dica é consumir ômega-3 com regularidade para sentir os benefícios no dia a dia.
Fonte: SportLife

