terça-feira, abril 29, 2025
NotíciasSempre que Ilze desce do telhado, Roma desanda

Sempre que Ilze desce do telhado, Roma desanda

Correspondente já citou “trauma de férias” por acontecimentos históricos interromperem seu descanso

É no terraço de um prédio perto da Praça Navona, em Roma, de onde Ilze Scamparini grava a maioria de suas matérias para a Globo. 

O imóvel fica perto do Palazzo Pamphili, a construção de arquitetura barroca onde fica a Embaixada do Brasil na Itália. 

A cúpula que aparece ao fundo nas imagens com a correspondente é a da Igreja Sant’Agnese in Agone (Santa Inês da Agonia). 

São raras as vezes em que Ilze sai às ruas para gravar com seu colega de trabalho, o cinegrafista Maurizio della Costanza. Por isso, gerou memes sobre quase nunca “descer do telhado”. 

Em entrevista a ‘O Globo’, em 2013, a jornalista comentou sobre os “traumas das férias”. Em várias ocasiões, quando estava no período de descanso, ela foi surpreendida com acontecimentos históricos. 

A primeira foi em março de 1985. Ilze ainda não morava em Roma, mas estava passeando na cidade quando viu pela TV o vice eleito José Sarney assumir a Presidência no lugar de Tancredo Neves, hospitalizado. Ela era próxima do político mineiro, que morreu pouco depois. 

Em fevereiro de 2013, a correspondente curtia férias no Brasil quando o papa Bento XVI anunciou que renunciaria. Acionada pela Globo, ela arrumou as malas e voltou às pressas para a capital italiana, onde assumiu a cobertura. 

O Pontífice alemão mudaria sua agenda novamente em 31 de dezembro de 2022. Ilze estava de folga quando o Vaticano anunciou a morte dele. A jornalista retomou o trabalho. Na internet, muitas brincadeiras sobre o papa emérito ter estragado a ceia de Réveillon da jornalista. 

Agora, após participar de festas de pré-Carnaval na casa de amigos, no Rio e em Búzios, a veterana viu a internação e o agravamento do quadro de saúde do papa Francisco. A Globo precisou enviar Murilo Salviano, de Londres, para cobrir a ausência dela.




Ilze com o crepúsculo de Roma ao fundo: jornalista faz falta nas matérias sobre o Vaticano

Ilze com o crepúsculo de Roma ao fundo: jornalista faz falta nas matérias sobre o Vaticano

Foto: Reprodução

Roma não é a mesma sem Ilze. Tão associada aos assuntos do Vaticano, ela ganhou o apelido – santa heresia! – de “a mulher do papa”.



A correspondente no terraço de seu prédio, onde grava as matérias para a Globo; ao fundo, no sofá, sua cachorrinha Pina

A correspondente no terraço de seu prédio, onde grava as matérias para a Globo; ao fundo, no sofá, sua cachorrinha Pina

Foto: Reprodução



Source link

Leia mais...